Deixe um comentário

O que o iOS 7 tem de novo? Descubra se vale a pena atualizar o iPhone e o iPad

iOS 7 foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (10), durante a WWDC 2013, feira anual de desenvolvedores da Apple. A Apple não economizou nas novidades do novo sistema, apresentando “a maior mudança para o iOS desde o primeiro iPhone”, segundo o próprio Tim Cook. Além de um design remodelado, o sistema conta com novos recursos e melhor desempenho.

iOS 7 teve seus ícones e tela inicial redesenhados (Foto: Divulgação)
iOS 7 teve seus ícones e tela inicial redesenhados (Foto: Divulgação)

Um vídeo apresentou o novo sistema operacional móvel da Apple. Foi possível perceber, logo de cara, o quão mais “clean” está a interface. A nova tela de bloqueio não tem mais botão e parece mais agradável. Além disso, os ícones e a interface dos programas foram redesenhados.

“Instalar o iOS 7 no seu iPhone, é como ganhar um smartphone completamente novo”, afirmou Craig Federighi, que também já havia demonstrado as novidades do Mac OS Mavericks e foi o responsável por tocar a palestra do iOS 7 após o vídeo introdutório.

Interface do novo iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Interface do novo iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Visualmente, as mudanças foram grandes – e parecem ter agradado. Há novos efeitos translúcios sob o teclado, que agora é mais claro, o efeito paralaxe na visualização de conteúdo, uma tipografia agradável, mais animações bem feitas, alterações na barra de notificações. As modificações foram apresentadas no palco do evento uma a uma, com muitas imagens passando nos telões.

Novidades em visual e funcionalidades

Um layout moderno, arrojado e elegante foi implantado no iOS 7. As principais mudanças visuais foram nos apps de previsão do tempo, calendário e e-mail, além do novo Game Center. Todos seguem o mesmo conceito de tornar o visual clean: mais branco e claro, substituindo os tons de preto e cinza escuro.

Além disso, foram apresentadas mudanças em funcionalidades. Uma delas é o Control Center, ou centro de controle, onde é possível realizar rápidos ajustes de configuração somente com gesto de cima para baixo na tela principal do smartphone (em uma interface semelhante ao Android). O navegador Safari também ganhou alterações visuais, novo sistema de abas e listagem de favoritos em destaque, além de modo tela cheia.

Control Center, a central do iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Control Center, a central do iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A relação do iOS com as fotos também mudou. Além de um novo layout no app de fotos, seguindo o padrão do resto, as imagens agora são tratadas como “momentos” e podem ser divididas por ano, localização ou grupos de amigos. Há organizações variadas e com isso, o usuário tem uma espécie de linha do tempo do que viveu, bem arrumadinha, em seu dispositivo móvel. Aplicações de filtros e compartilhamento também estão presentes.

Uma das maiores novidades do evento, porém, ficou por conta do iTunes Radio. O serviço de streaming de músicas, disponibilizado primeiro para usuários dos EUA depois para o resto do mundo. Ele será embutido no player e terá duas versões: gratuita, mas com anúncios, e paga, sem anúncios e com outros recursos, como modo offline.

iOS 7 trará novos recursos e interface de aplicativos remodelada (Foto: Divulgação)
iOS 7 tem novos recursos e interface de aplicativos remodelada (Foto: Divulgação)

Recursos aprimorados, Siri mais inteligente e alfinetada no NFC

A demonstração do AirDrop, recurso de compartilhamento do iOS 7 para iPhone 5, iPad 4 ou iPad Mini foi praticamente um “quem precisa de NFC?”. A nova função possibilita compartilhar arquivos com várias pessoas bastando um toque nos ícones dos seus contatos. “Não é preciso ficar andando pela sala encostando em celular por celular”, disse Federighi cutucando o NFC.

O Siri do iOS 7 também foi destacado no evento, com novas funcionalidades, mais comandos e o suporte a novos idiomas (não foi mencionado nada sobre o português). Além disso, foi lançado o recurso para carros “iOS in the car”. Alguns modelos de automóveis serão fabricados com integração ao sistema da Apple, possibilitando o uso do Siri na estrada sem usar as mãos.

Outra novidade bem interessante é o recurso multitarefas do novo iOS. Agora, é possível passear por miniaturas de todos os programas abertos em uma interface bem semelhante à do Android: é só arrastar a janelinha para cima que o programa é fechado.

O novo sistema operacional da Apple ainda contará com um novo aplicativo de músicas, atualizações automáticas na App Store, um FaceTime de áudio, um sincronizador de notificações entre aparelhos iOS e um bloqueador de ligações e mensagens. Outra novidade é a aba de notificações, que foi reestruturada.

iTunes Radio é o novo serviço de streaming lançado pela Apple (Foto: Divulgação)
iTunes Radio é o novo serviço de streaming lançado pela Apple (Foto: Divulgação)

Lançamento e compatibilidade: afinal, vale a pena atualizar?

Uma versão beta do iOS 7 estará disponível já nesta segunda para usuários do iPhone e em breve para o iPad. O novo sistema será compatível com os modelos de iPhone 4, 4S e 5, iPad 2, 3 e 4, iPad mini e iPod Touch a partir da quinta geração – além, é claro, dos novos iDevices que ainda virão por aí em 2013. A data de lançamento da versão final do update está prevista para o outono norte-americano (primavera no Brasil).

No geral, o iOS 7, como a própria Apple vem dizendo, transforma seu iPhone em um aparelho totalmente diferente. Se isso é bom ou ruim, a opinião vai ser individual. Por isso, antes de fazer o update, veja bem as fotos, compare as interfaces e perceba as modificações. Caso elas lhe agradem, certamente vale a pena instalar a versão nova, pois, além do visual arrojado, ela traz ainda novos recursos bem interessantes.

Em termos de performance, pelo que foi demonstrado na conferência, o iOS 7 também supera o seu antecessor. E a Apple destacou que as novidades não farão com que o consumo de bateria do iPhone aumente (o que é sempre uma preocupação do usuário dos smartphones da empresa).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: