Deixe um comentário

Nova tecnologia pode multiplicar a velocidade de Internet banda larga

Um grupo de pesquisadores descobriu uma maneira de aumentar drasticamente a precisão da transmissão de dados pela Internet, permitindo velocidades muito maiores que as atuais. O conceito utilizado é semelhante ao da tecnologia presente em fones de ouvido para a redução de ruídos: com menos interferência, a transmissão de dados se dá de forma muito superior.

internet-cable-bro_1927920b
Nova técnica permite velocidades muito maiores para a banda larga (Foto: Reprodução/Reuters)

Atualmente, linhas de fibra ótica são usadas para transferir dados, mas quanto maior a velocidade do sinal e a distância que ele percorre, mais interferência ela sofre. A nova técnica consiste em enviar não um, mas dois feixes de luz pelo cabo de fibra ótica: um contendo os dados e o outro sendo sua imagem espelhada.

Na outra extremidade do cabo, esses sinais se recombinam, eliminando falhas causadas pelas interferências. Os dois feixes de luz podem atingir distâncias até quatro vezes maiores que em uma transmissão normal. Combinando as maiores distâncias com o espalhamento, seria possível conseguir conexão à Internet banda larga com muito mais velocidade e qualidade.

Em testes, os pesquisadores conseguiram atingir velocidades de até 400 Gbps através de 12.800 Km de fibra ótica. Para comparação, o Fiber, projeto de Internet superrápida do Google para os Estados Unidos, atinge até 1 Gpbs e é considerado revolucionário.

No entanto, apesar dos resultados promissores, a implantação da nova tecnologia exigiria a instalação de novas infraestruturas por todo o mundo, o que tornaria a transição bastante cara e trabalhosa.

Via The Verge

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: