Deixe um comentário

CES 2012: saiba como foi o dia da imprensa

Ontem foi o Press Day (dia da imprensa) na CES 2012, com várias coletivas e apresentações de grandes empresas. O dia começou com o evento da Huawei e terminou com o último keynote da Microsoft na CES.

CES 2012 International (Foto: NIck Ellis/TechTudo)
CES 2012 International (Foto: NIck Ellis/TechTudo)

A empresa chinesa Huawei mostrou seu smartphone Ascend P1 S, que é o mais fino do mundo até o momento, com somente 6.68mm de espessura. O smartphone roda o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e conta com uma tela de 4.3 polegadas com resolução de 960 x 540 pixels.

A LG apresentou uma belíssima TV de 84 polegadas com uma borda de apenas 1mm, um sistema de reconhecimentos de gestos, um controle remoto com reconhecimento de voz, além de uma TV com tela OLED de 55 polegadas com apenas 4mm de espessura.

LG OLED 55" na CES 2012 (Foto: Reprodução/The Verge)
LG OLED 55″ na CES 2012 (Foto: Reprodução/The Verge)

A empresa também mostrou o smartphone LG Spectrum, que vai ser lançado nos Estados Unidos pela operadora Verizon e conta com tela IPS HD (720 × 1280 pixels) de 4,5 polegadas que é capaz de rodar vídeos em 720p, processador dual-core de 1.5GHz e uma câmera de 8 megapixels. Infeizmente, ele será lançado com o Android Gingerbread, mas a empresa promete que ele poderá ser atualizado para a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich).

LG Spectrum (Foto: Reprodução/Engadget)
LG Spectrum (Foto: Reprodução/Engadget)

Logo depois foi a vez da Intel, que está apostando todas as suas fichas nos finíssimos ultrabooks, que são sempre muito poderosos, e que agora terão suporte a reconhecimento de voz e gestos, além de telas multi-touch. O que mais chamou a atenção foi o Nikiski, um protótipo de ultrabook com um touchpad super largo e completamente transparente. O motivo para isto é muito simples, este touchpad vira uma tela para conferir informações importantes quando o notebook está fechado.

Conferência da Samsung

Mais tarde, foi a vez da Samsung, que mostrou sua nova linhas de Smart TVs que contam com a tecnologia “Smart Interaction”, que permite que sejam controladas por comandos de voz ou gestos, reforçando uma tendência que tem se mostrado muito forte na CES 2012. Sua TV OLED de 55 polegadas chamou a atenção de todos e se tornou um objeto de desejo automático. Uma novidade interessante é que as novas Smart TVs da Samsung agora irão contar com um slot que permitirá que elas sejam atualizadas para novas tecnologias a serem lançadas nos próximos anos.

Samsung Smart TV 2012 (Foto: Reprodução/Engadget)
Samsung Smart TV 2012 (Foto: Reprodução/Engadget)

A Samsung também anunciou que o Galaxy Note, já vendido no Brasil, irá ser lançado nos Estados Unidos em uma versão 4G. Em termos de notebooks, a empresa está lançando a segunda versão do notebook ultrafino Series 9, que tem apenas 1,2cm de espessura e conta com uma bateria com duração de 10 horas e boot ultra rápido.

Samsung Galaxy Note (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Samsung Galaxy Note (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Seguindo a tendência de TVs controladas por voz, a Nuance, empresa que criou o famoso sistema de controle de voz Siri, disponível no iPhone 4S, apresentou a sua versão desta novidade, que promete revolucionar a maneira como assistimos televisão. Usando sua tecnologia de reconhecimento de voz, a empresa apresentou o Dragon TV, uma plataforma para que outras empresas criem TVs que podem ser controladas por voz, assim você pode dizer o que quer assistir, e a TV obedece aos seus comandos.

A vez da Nokia

Nokia Lumia 900 (Foto: Reprodução)
Nokia Lumia 900 (Foto: Reprodução)

A coletiva da Nokia reservava uma boa surpresa para quem gosta dos seus smartphones, a apresentação do seu novo modelo topo de linha Lumia 900, feito sob medida para o mercado dos Estados Unidos. Para mostrar o quanto a empresa está apostando neste mercado, o CEO da Nokia Stephen Elop trouxe reforços de peso, ninguém menos que o CEO da Microsoft, Steve Ballmer astro do keynote da noite, além do presidente da AT&T, Ralph de la Vega.

O novo topo de linha da Nokia lembra muito o Lumia 800, mas com uma tela AMOLED Clear Black de 4,3 polegadas, o que o torna o smartphone Windows Phone com a maior tela do mercado. O preço e data de lançamento do novo Lumia ainda não foram confirmados.

Panasonic aposta no MySpace

A Panasonic também está investindo na tendência de conectar as suas Smart TVs, e apresentou a solução Viera Connect, com aplicativos como Facebook, Skype e Twitter. A empresa também mostrou seus Toughpads ultra resistentes A1 e B1, além da Lumix DMC-3D1: uma câmera com duas lentes para tirar fotos em 3D. O recurso MySpace TV é difícil de entender, pois poucas pessoas usam a rede social MySpace hoje em dia.

Panasonic Viera Connect com aplicativos  (Foto: Reprodução/Engadget)
Panasonic Viera Connect com aplicativos (Foto: Reprodução/Engadget)

A HP anunciou o lançamento do notebook Envy 14 Spectre, que conta com um revestimento todo feito com Gorilla Glass. A tela de 14 polegadas conta com uma resolução de 1600 x 900 pixels. O Spectre também tem sistema de som com tecnologia Beats e até mesmo tecnologia NFC.

Sony trouxe poucas novidades

A Sony resolveu dar uma nova chance ao Google TV, mas mexeu bastante no sistema para agradar aos consumidores. São dois aparelhos, o Blu-ray player NSZ-GP9 e o media player NSZ-GS7, que faz o streaming de vídeos para a sua TV. O controle remoto foi completamente redesenhado, e tem touchpad e teclado, além de poder ser usado como controle para jogos, com controle por movimentos.

A empresa também apresentou as três novas linhas de TVs, BX, EX e HX, e a tecnologia Crystral LED, criada para competir com as TVs OLED da Samsung e LG.

O Sony Xperia Ion é o primeiro smartphone da empresa japonesa com 4G LTE, e conta com uma impressionante tela de 4.6″ HD, processador dual-core de 1.5GHz e uma câmera de 12 megapixels. A câmera da frente permite chamadas em vídeo com qualidade HD (720p), e o Xperia Ion também tem tecnologia DNLA. Além disso, a Sony também informou que o PlayStation Vita vai ganhar um aplicativo do Netflix .

Sony Xperia ion (Foto: Reprodução)
Sony Xperia ion (Foto: Reprodução)

Lenovo fez uma chuva de anúncios

A Lenovo mostrou que aposta tudo na sua estratégia de 4 telas (HDTV, tablet, PC e smartphone). A empresa trouxe produtos muito interessantes para esta CES, como o IdeaCentre A720, que tem uma tela multi-touch de 23 polegadas que pode ser girada em um ângulo de 90 graus, e tem apenas 25.4mm de espessura, e o e o smartphone S2, que conta com uma tela de 3,8 polegadas e uma câmera de 8 megapixels.

Lenovo IdeaCentre A720 (Foto: Reprodução)
Lenovo IdeaCentre A720 (Foto: Reprodução)

A Smart TV Lenovo K91, que tem uma tela IPS 3D de 55 polegadas com processador Snapdragon dual-core de 1.5GHz Esta é a primeira TV do mundo a rodar uma versão do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). Esta TV também conta com uma webcam na borda, o que permite chamadas em vídeo. Ela vem com dois controles remotos, um com microfone para você dar comandos de voz, e outro para jogos, que conta com giroscópio e acelerômetro para que você faça o controle com movimentos.

A proposta da Lenovo é que você use os smartphones e tablets para controlar a TV, por exemplo, em uma integração total prevista na sua estratégia.

Além da linha de notebooks que destacamos neste post e do excelente tablet Ideatab S210, a Lenovo trouxe uma novidade de última hora, o incrível IdeaPad Yoga, um notebook reversível com Windows 7 que pode ser transformado em um tablet.

Lenovo IdeaPad Yoga (Foto: Divulgação)
Lenovo IdeaPad Yoga (Foto: Divulgação)

A última vez da Microsoft

Para fechar o dia, o tão esperado keynote de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, que esteve no palco acompanhado pelo apresentador Ryan Seacrest. Embora não tenha apresentado nenhuma novidade bombástica, Ballmer animou a platéia com seu estilo extremamente empolgado, enquanto ele e sua equipe apresentavam os recursos do Windows 8, grande destaque do keynote.

Steve Ballmer e Ryan Seacrest (Foto: Nick Ellis / TechTudo)
Steve Ballmer e Ryan Seacrest (Foto: Nick Ellis / TechTudo)

Ballmer começou falando dos smartphones com Windows Phone 7.5, dando destaque ao Nokia Lumia 800 e o HTC Titan II, que contam com câmeras impressionantes e podem acessar redes 4G LTE da operadora americana AT&T.

Logo depois, o assunto passou a ser o Windows 8, com muito destaque para a interface Metro. Podemos destacar os seguintes recursos, a tela de desbloqueio com uma senha com foto, na qual você precisa clicar em pontos pré-programados para desbloquear a tela. Na mesma tela de bloqueio, você pode ver suas notificações como e-mails e etc, mesmo sem desbloquear o Windows 8.

Windows 8 Developer Preview (Foto: Divulgação)
Windows 8 Developer Preview (Foto: Divulgação)

O “Symantic Zoom” permite que você veja todos os seus grupos de Live Tiles, e parece funcionar de forma bem intuitiva. A integração do Office com o Windows 8 também foi demonstrada e pudemos conferir como ela vai funcionar com a interface Metro do Windows 8, usando uma tela dividida.

A tão esperada loja Microsoft Store vai ser lançada no final de fevereiro e vai estar disponível no mundo inteiro. Segundo Steve Ballmer, todos os computadores com Windows 7 poderão ser atualizados para o Windows 8 no dia do lançamento. A próxima versão de testes do Windows 8 deve estar disponível em fevereiro.

O próximo assunto do Keynote foi o Xbox. Em uma outra notícia muito esperada, Ballmer disse que o Kinect está vindo para o Windows a partir de primeiro de fevereiro. O CEO da Microsoft também destacou que o Kinect pode ser usado em outras áreas como medicina, educação e etc.

Assim como foi demonstrado na CES do ano passado, o Xbox se torna um centro de entretenimento controlado por voz, desta vez com a ajuda do Bing, que torna fácil a tarefa de encontrar filmes, músicas e outros arquivos.

Em um momento mais descontraído, foi demonstrado o Sesame Street Show, no qual uma menina interagiu com o personagem na tela do programa, jogando cocos para ele, em algo que pode revolucionar a maneira como assistimos TV, segundo a empresa.

Sesame Street TV (Foto: Nick Ellis / TechTudo)
Sesame Street TV (Foto: Nick Ellis / TechTudo)

Para Ballmer, o futuro da Microsoft é a interface Metro “Metro, Metro Metro”, responsável o que faz sentido, já que a nova interface está em todas as telas, desde o smartphone até a tela da TV.

Ballmer terminou o último keynote da Microsoft na CES de forma típica, com sua empolgação habitual, dizendo uma frase de efeito no melhor estilo “Developers, Developers, Developers”, mas agora adaptada ao Windows 8: “Metro, Metro, Metro e Windows, Windows, Windows”!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: