Deixe um comentário

Windows 8 poderá ser controlado pelo movimento dos olhos

A interface do Windows 8 poderá ser controlada pelo mouse e teclado, pelo toque em telas touch e também pelo movimento dos olhos. É o que promete um dispositivo criado por uma empresa sueca, a Tobii. O Gaze consegue traduzir o movimento dos olhos do usuário em comandos que são atendidos pelo sistema operacional.

gaze
Gaze, sensor que monitora o movimento dos olhos (Foto: Reprodução)

O Gaze funciona com um sensor que monitora o movimento dos olhos e com o touchpad convencional. Suponha que você usa o Windows 8 com a interface Metro. Para acessar um aplicativo, basta olhar para ele e tocar o touchpad. Quando você toca o touchpad, o Gaze localiza a sua pupila e faz cálculos para determinar o lugar da tela onde seus olhos estão e, a partir disso, vincular a região da tela com algum comando ou aplicativo.

Os desenvolvedores do Gaze afirmam que o sistema consegue localizar ícones pequenos na tela. A grande vantagem da ferramenta, segundo a Tobii, é acabar com o incomodo de precisar bloquear a visão da tela quando acessa algum recurso nos notebooks com tela sensível ao toque. A tecnologia será apresentada na CES.

Embora exista um crescente interesse por interfaces controladas por gestos físicos, a Tobii se mantem relutante em vender sua tecnologia no mercado consumidor. A intenção da empresa sueca é negociar com grandes fabricantes de PCs e embalar o Gaze em notebooks, visando o consumidor final.

No vídeo abaixo, você pode ver como o sistema funciona (em inglês):

 

VIA GLOBO

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: