Deixe um comentário

Orangotangos usam iPads em zoológico dos EUA

Projeto da ONG Orangutan Outreach deve ser estendido a outros zoos e centros. Foto: Divulgação

Em um zoológico em Milwaukee, nos Estados Unidos, os orangotangos poderão, em breve, se comunicar com seus amigos usando tablets iPad conectados à internet. Os primatas vêm brincando há um tempo com os aparelhos, que são entregues aos animais pela equipe que os cuida. O próximo passo será ativar um serviço de internet sem fio nas jaulas, e câmeras, para que se comuniquem com orangotangos em outros zoos. As informações são da BBC.

Segundo o conservacionista Richard Zimmerman, a experiência servirá para arrecadar fundos para apoiar o cuidado destes animais, que se encontram atualmente em perigo de extinção. Zimmerman, integrante da ONG americana chamada Orangutan Outreach, que capitaneia o projeto, disse que quis dar iPads aos bichos desde o lançamento do tablet da Apple. “A ideia veio da apresentação que Steve Jobs fez em 2010”, explicou. “Um de nossos colegas no zoo de Milwaukee ensinou os orangotangos a lidarem com o equipamento e eles ficaram fascinados. Assim, colocamos o projeto em marcha”.

Primeiro, mostraram aos animais aplicativos simples, programas de desenho do tipo Doodle Buddy. A ideia, segundo Zimmerman, era oferecer “um pouco de diversão”. Eles podem usar o tablet duas vezes por semana e, como acontece quando veem televisão, ficam encantados com as imagens e os movimentos, principalmente quando veem outros orangotangos e, mais ainda, quando veem uma cara que conhecem. Por esse motivo, o projeto caminha para a instalação de câmeras e a internet sem fio.

Outros centros, zoológicos e reservas afirmam estar interessados no projeto e querem se incorporar imediatamente. Estão apenas aguardando a chegada de mais aparelhos. “Nos limitamos a Milwaukee porque não conseguimos iPads suficientes”, explicou Zimmerman. “Vamos esperar sair o iPad 3 para o que o 1 se torne quase obsoleto e consigamos mais vários”. Eles poderiam ser comprados, disse o conservacionista, mas a ideia é que os fundos sejam destinados exlclusivamente aos orangotangos com problemas.

Outro problema enfrentado é a proteção dos tablets. Por enquanto, os cuidadores seguram os dispositivos e os orangotangos apenas tocam neles esticando os braços através das barras das jaulas. “Achamos que, se os déssemos a eles, não durariam mais que 15 segundos”, disse Zimmerman. Mas já estão sendo pensadas alternativas.

Uma porta-voz do zoo de Milwaukee disse à BBC que os tablets também ajudam os orangotangos a estar em forma. “Tudo isso tem como objetivo ajudá-los, exercitar suas mentes e mantê-los ativos e emocionalmente sãos”, afirmou Jennifer Diliberti. “O trabalho que está sendo feito com os iPads é um primeiro passo e é muito emocionante.”

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5541913-EI12882,00-Orangotangos+usam+iPads+em+zoologico+dos+EUA.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: