Deixe um comentário

Matemágica do dia: uma senha com três dígitos diferentes no iPhone é melhor que uma com quatro

A dica de colocar uma senha de acesso no seu iPhone já é bem velha, até porque todos já estão bem cientes, hoje em dia, que o aparelho é um computador completo e que pode dar acesso a muitas informações pessoais/confidenciais se posto nas mãos de pessoas erradas. Mas será que qualquer código é seguro?

O Skeleton Key Security analisou essa questão e concluiu que não: há uma forma muito simples de reduzir drasticamente o número de possibilidades do PIN do usuário, tanto quanto também há uma forma superprática de a pessoa aumentar em 50%(!) a segurança do seu aparelho. E tudo isso se resume a impressões digitais.

Impressões digitais num iPhone

Normalmente, o número de possibilidades de uma senha que utilize os dígitos 0-9 seria de 10.000, porém esse número despenca para 24 quando imaginamos que um malfeitor poderia simplesmente inclinar o seu iPhone contra a luz e identificar as quatro áreas onde você passou o seu dedo para acessar o aparelho. Se você habilitar a opção de o iPhone apagar seus dados após 10 tentativas erradas, a pessoa tem aí 41% de chances de acessar seu aparelho.

Mas veja só: se você repetir um dos dígitos, o número de possibilidades automaticamente sobe para 36, porque a pessoa ainda terá que descobrir qual dos três foi o repetido. Desta forma, as chances de ela conseguir acessar o seu aparelho por ataque de força bruta caem para 27%.

Fica a dica, portanto: uma senha 1231 é mais segura que uma 1234 — mas sempre fuja das mais fáceis/óbvias.😉 Ainda assim, se você for paranoico ao extremo e não quiser correr nenhum risco, o ideal mesmo é habilitar a senha alfanumérica no iPhone (o que é bem chato, no dia-a-dia) ou então limpar a tela do aparelho após cada uso. A Apple poderia muito bem resolver esse problema mudando a posição dos dígitos na tela de bloqueio a cada acesso, como já fazem hoje os caixas eletrônicos de bancos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: