Deixe um comentário

O que é smartphone e para que serve?

Smartphone é, em tradução literal, “um telefone inteligente”. E não há melhor maneira de definir este tipo de produto. Ele é a evolução do celular. A capacidade de realizar e receber chamadas é “apenas um detalhe” para este aparelho, que permite uma infinidade de possibilidades. Os modelos são muitos, com os mais diversos tipos e funções que você pode imaginar.

Multitarefa: iPhone de Steve Jobs iniciou a moda dos smartphones (Foto: Divulgação)
Multitarefa: iPhone de Steve Jobs iniciou a moda dos smartphones (Foto: Divulgação)

Os smartphones são híbridos entre celulares e computadores. Não têm o hardware potente de um PC, mas também não são tão simples quanto um telefone. Afinal, eles englobam algumas das principais tecnologias de comunicação em somente um local: internet, GPS, e-mail, SMS, mensageiro instantâneo e aplicativos para muitos fins. Para muitos, é como ter o mundo ao alcance de um simples toque.

Para que serve um smartphone?

Imagine que você esteja no carro, indo para uma reunião superimportante do trabalho e se perdeu no meio do caminho. Se você tivesse um celular normal, poderia tentar ligar ou só mandar uma mensagem de texto para alguém da sua empresa, avisando que iria se atrasar. Com um smartphone, não. É possível, por exemplo, ativar seu GPS para eleger uma melhor rota para o local desejado, acessar a internet e se comunicar por meio de alguma rede social no trânsito, ou até mesmo participar da reunião usando o recurso de videoconferência.

O smartphone serve para estar sempre em contato com alguém. Seja um amigo, sua empresa ou até mesmo os veículos de comunicação que você mais gosta. Ele envia e-mails naqueles momentos em que você não tem um computador por perto, ou permite que você leia as notícia que todos estão comentando, mas você não teve tempo de ver no jornal ao sair de casa. Como não poderia faltar, ele também é uma ótima opção de entretenimento.

Diversão também é um dos atrativos dos smartphones (Foto: Divulgação)
Diversão também é um dos atrativos dos smartphones (Foto: Rafael Silva/Tecnoblog)

Com um smartphone é possível fotografar, filmar, assistir filmes, ouvir música, e em alguns modelos, até ver televisão. E a quantidade de aplicativos para eles é enorme: há desde ferramentas para o trabalho, como editores de texto e de imagem, até opções para se divertir, com joguinhos viciantes como “Angry Birds” e “World of Goo”.

Com um smartphone, você também pode ficar de olho em informações importantes, como taxas de câmbio, previsão do tempo e até o trânsito, além de ter uma calculadora e um calendário sempre a mão, ler seus jornais e revistas favoritos, fazer compras online e até mesmo pagar suas contas e verificar seu saldo no aplicativo do seu banco (e sem risco de roubarem seus dados com vírus).

Também é importante ressaltar a conectividade dos smartphones: Bluetooth, Wi-Fi, USB,… Sem falar nas funções “externas” do aparelho. Um smartphone pode funcionar, por exemplo, como lanterna ou controle remoto, e até como bússola.

Por que comprar um smartphone?

Cada possível usuário pode ter o seu motivo especial para comprar um smartphone, mas a certeza é de que praticamente todas as pessoas precisam de um. Seja para as tarefas mais simples, como simplesmente navegar na internet, utilizar as redes sociais e fotografar seus momentos mais especiais, ou então para estar sempre de olho em notícias e realizar tarefas longe do computador.

A principal razão para se comprar um smartphone é justamente a sua polivalência. Ele serve para tanta coisa que com certeza vai facilitar alguma coisa da sua vida. Afinal, hoje em dia nem mesmo o preço é uma barreira. É claro que existem aparelhos bem caros, mas também já existem smartphones simples, com preços bem semelhantes aos de “celulares normais”.

Se você vai investir na compra de um novo aparelho, o ideal é fazer a transição para o smartphone. Independentemente de sua idade e do uso que você faz do telefone celular, nunca é tarde ou cedo demais para se adaptar às novas tecnologias e perceber que um telefone, hoje, pode fazer muito mais do que somente ligar.

Qual smartphone comprar?

O mercado dos smartphones cresceu muito nos últimos anos e, com isso, surgiram diversas opções nas prateleiras das lojas em todo o país. Mas é preciso tomar cuidado na hora de se adquirir um novo telefone. Nem sempre o mais barato é a melhor opção, assim como não é porque um aparelho é caro que ele vai ser extremamente superior a um de valor inferior.

Galaxy, da Samsung, é um dos smarts mais famosos (Foto: Divulgação)
Galaxy, da Samsung, é um dos smarts mais famosos (Foto: Rafael Silva/Tecnoblog)

As principais marcas de smartphones no mercado são: Apple, Samsung, Motorola, LG, Nokia e BlackBerry. Cada uma tem suas particularidades. Entre os sistemas operacionais, os líderes são o iOS, do iPhone; o Android, do Google; e o Windows Phone, da Microsoft; mas o Symbian, da Nokia, também é uma opção bastante popular.

A batalha pela ponta do mercado fica entre o iPhone e os aparelhos com Android, com o smartphone da Apple ainda levando ligeira vantagem. Entenda as diferenças entre ambos antes de escolher qual telefone levar para casa, e não se esqueça também de que para se aproveitar da melhor forma um smartphone é preciso assinar um pacote de dados com sua operadora de telefonia móvel. Afinal, a Internet é a base de toda a inovação que este tipo de produto. De pouca coisa adianta comprar um smartphone sem que ele tenha a tecnologia 3G habilitada.

Via: Globo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: