Deixe um comentário

Como limpar telas touchscreen?

As telas de toque vêm revolucionando a maneira como nos relacionamos com os  nossos gadgets, trazendo funcionalidades e maneiras de se utilizar um celular  que nem sequer imaginávamos menos de 10 anos atrás.

As facilidades oferecidas pelo touchscreen passam por vários fatores e uma  das principais mudanças foi, com certeza, a eliminação de um teclado físico – o  que tornou praticamente todos os aparelhos mais leves e enxutos.

E não importa qual é o seu dispositivo, seja um iPhone, um Galaxy S ou um  tablet, todos terão sempre um problema em comum: as marcas de dedo espalhadas  por todo o aparelho. E qual é a melhor maneira de limpar uma tela  touchscreen?

O que eu uso para limpar?

O principal instrumento a ser utilizado para a limpeza de uma tela  touchscreen é a toalhinha. Isso porque você precisa contar com um tipo  específico de toalha para este uso, uma vez que diferentes panos podem acabar  danificando a tela em vez de limpar alguma coisa.

Por isso, é extremamente importante que você utilize as desenvolvidas  especialmente para a limpeza de eletrônicos, como os gadgets touchscreen ou  mesmo as TVs e os monitores LED ou LCD.

Estas toalhinhas são desenvolvidas a partir de microfibras que não agridem a  delicada construção da tela destes aparelhos. Além disso, as fibras dessas  toalhas são ordenadas de maneira que ao serem esfregadas não causem riscos na  superfície – como pode acontecer caso você utilize algum papel-toalha ou a barra  da sua camiseta, por exemplo.

Isso é tão importante que as companhias geralmente recomendam determinadas  marcas de toalhinhas. Entretanto, se você não encontra em nenhum lugar aquela  específica apontada pelo fabricante do seu gadget, saiba que há alternativas até  melhores para limpar o seu aparelho.

Uma excelente opção é a 3M Scotch Brite Hi-Tech Cleaning Cloth. Essa toalhinha é de  uso exclusivo em eletrônicos (inclusive é a que utilizamos aqui no Tecmundo para  a limpeza dos nossos aparelhos de testes) e funciona muito bem. Além disso, ela  conta com um preço convidativo e uma marca mundialmente conhecida por trás da  sua fabricação.

Como limpar

Pois bem, com a toalhinha perfeita em mãos, a primeira coisa a se fazer é  desligar o aparelho, além de desconectá-lo de qualquer cabo de energia ou mesmo  os fones de ouvido. Além de garantir a segurança durante a limpeza, isso ajudará  você na hora de identificar pontos de sujeira no gadget.

(Sempre de  forma leve e em movimentos circulares)

Com tudo desligado, o que você precisa fazer é simples: basta passar  levemente a toalhinha na tela, sempre fazendo pequenos movimentos circulares.  Não é preciso utilizar nenhum tipo de produto ou sequer molhar a toalha, uma vez  que a própria microfibra se encarregará de eliminar a sujeira e os micróbios  depositados na tela.

Evite produtos de limpeza

Alguns dispositivos, como o iPad ou o iPhone, contam com uma substância de  proteção na tela conhecida como revestimento oleofóbico. Esse “escudo”, podemos  dizer assim, é capaz de repelir o óleo deixado pelos seus dedos no uso do  aparelho – e produtos de limpeza podem fazer com que este revestimento perca  efetividade rapidamente.

Além disso, muitos desses limpadores contam com substâncias corrosivas,  capazes de afetar o funcionamento do seu gadget. Por isso, nada de utilizar  limpa-vidros, sabão em pó ou qualquer tipo de produto que contenha álcool,  amônia ou ingredientes desse tipo.

Lembre-se também de que os certificados de garantia de praticamente todas as  empresas não cobrem danos causados por líquidos.

Sujeira pesada

(Ops! Lá  se vai o recheio do meu sonho!)

Você estava comendo aquele pão cheio de goiabada e derrubou uma porção  generosa de geleia na tela do seu aparelho? Bem, nesse caso, talvez utilizar  somente a toalhinha seca não seja suficiente.

Quando a sujeira fugir das habituais marcas de dedos e suor, pegue uma  pequena tigela e a encha com água.

Depois, derrame uma gota ou duas de detergente para lavar louças nesse  potinho e misture. Com essa solução criada, pegue uma pequena ponta da toalhinha  e a mergulhe dentro da água.

Em seguida, faça levemente movimentos circulares na tela do aparelho, como  foi dito anteriormente na hora de se fazer uma limpeza normal. Depois, use a  parte seca da toalhinha para finalizar.

(Sempre com calma e sem fazer  força)

Caso seja necessário, repita o processo, mas lembre-se sempre de não esfregar  a sujeira com força ou molhar o aparelho em excesso para não causar riscos ou  outros traumas mais graves em seu gadget. Além disso, não despeje água ou  borrife qualquer líquido diretamente na tela.

Enquanto ela não chega

Caso você não encontre uma toalhinha específica para este tipo de limpeza em  nenhuma loja e também não queira esperar que a comprada pela internet chegue à  sua casa, existem algumas soluções temporárias.

Você pode, por exemplo, utilizar algum outro pano extremamente macio, algum  que não solte pelos e que esteja extremamente limpo – de preferência, algum que  nunca tenha sido utilizado. Mas lembre-se de que utilizar produtos adequados é a  melhor maneira de limpar a tela dos seus gadgets.

Leia mais em:  http://www.tecmundo.com.br/telas/17248-como-limpar-telas-touchscreen-.htm#ixzz1iW1dvo3d

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: