Deixe um comentário

Toshiba desenvolve câmera detectora de radiação

Acidentes nucleares, como o da usina nuclear de Fukushima, no Japão, colaboram para que as preocupações com os efeitos da radioatividade na natureza e para o ser humano fiquem cada vez maiores. Ao pensar nisso, a Toshiba desenvolveu a Portable Gamma Camera, uma câmera portátil que identifica e mede os níveis de radiação em determinada área.

A Portable Gamma Camera é semelhante a um projetor comum. Ela é equipada com 128 semicondutores e tem sensores de radiação. A câmera pode ser alimentada por qualquer fonte de energia ou por baterias de 100 V. Com 38 x 11 x 24 centímetros e peso de 9,8 kg, ela deve diminuir o tamanho desse tipo de equipamento e melhorar o desempenho dos aparelhos usados na área da usina nuclear no Japão. Ela é cerca de 30 vezes mais eficaz na medição do que os medidores já existentes e é capaz de identificar a radiação mesmo em níveis muito baixos.

A câmera consegue medir o nível dos raios gama por meio de um sensor de radiação e de uma câmera de vídeo com processamento de sinais. Após a medição, o produto apresenta uma imagem com cores diferentes, que indicam o nível de radiação local. Por exemplo, se o aparelho mostrar a cor vermelha, indicará que a radiação está alta no local. Como o nível de radiação é heterogêneo, a medição pode levar horas para ser concluída com precisão.

A Toshiba pretende testar a criação até o final de dezembro com a ajuda da prefeitura de Fukushima. Mas o objetivo é promover o uso da câmera em outras cidades e regiões do país no início de 2012. Dessa forma, é possível agilizar a identificação dos focos de radiação e acelerar o processo de descontaminação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: