Deixe um comentário

Google adquire divisão da Motorola para defender o Android

 

O Google anunciou, na manhã desta segunda-feira, a aquisição da Motorola Mobility – a divisão de smartphones, tablets e acessórios -, cuja negociação pode ser classificada como a mais cara da história da empresa, por um valor de 12,5 bilhões de dólares. Com 20.000 funcionários, a Motorola Mobility tinha um market share de 29% entre os aparelhos com Android, segundo um relatório recente da Localytics.

Com a compra, o Google poderá contar com mais de 17 mil patentes concedidas e 7 mil em processo de registro que deverão, certamente, auxiliar a gigante de Mountain View a defender a plataforma Android e seus fabricantes das práticas anti-competitivas que vinham crescendo por parte da Microsoft e Apple.

A aquisição também encurta a possibilidade de a Microsoft ampliar seus tentáculos para cima das empresas que tinham potencial para estimular novos problemas para a plataforma livre. De acordo com site Business Insider, Steve Ballmer estava, também, de olho nas patentes da Motorola e poderia fechar uma parceria ou aquisição nos próximos dias.

“A aquisição da Motorola Mobility, um parceiro dedicado ao Android, permitirá ao Google sobrecarregar o ecossistema Android e aumentar a concorrência na computação móvel. A Motorola continuará a ser um membro licenciado do Android e a plataforma permanecerá aberta”, divulgou a gigante de Mountain View nesta manhã.

Embora ainda não seja possível ver o futuro da nova divisão do Google, a Motorola Mobility possui uma gama de acessórios curiosos e que poderão fazer parte do portfólio do Google, inclusive em investimentos além dos dispositivos móveis. Com a aquisição formalizada, o Google se tornará um dos maiores fornecedores do setor de TV a cabo no mundo, principalmente na área de modems.

Outro fato curioso da aquisição está na falta de integração com o próprio Google. Larry Page, que vem fazendo uma mega reforma em sua empresa, declarou que a Motorola será operada sem qualquer privilégio, o que tenta reduzir, pelo menos verbalmente, qualquer mal-estar junto aos demais fabricantes que utilizam o Android. Por outro lado, a falta de um objetivo claro deixa o futuro da empresa sem proposta, mesmo que o lucro não seja mais o fator principal para as suas operações.

O Google também procurou desmentir qualquer informação sobre desenvolvimento de hardware, negando qualquer mudança nos planos do Android ou em sua linha de celulares Nexus. “Atualmente, mais de 150 milhões de aparelhos operam com o Android, produzidos por 39 fabricantes, em 123 países. Nós não temos interesse em sermos o único fabricante. Todos os nossos parceiros mostraram confiança no anúncio de hoje”, disse Andy Rubin, Chefe do Android.

Em declarações publicadas nesta segunda, executivos da Samsung, HTC, Sony Ericsson e LG já mostraram estar felizes com a proposta do Google e, claro, com a liberação das patentes para uso conjunto. “Nós felicitamos as notícias de hoje, o que demonstra o profundo compromisso do Google em defender o Android, seus parceiros e o ecossistema” disse JK Shin, Presidente da Samsung Mobile Communications Division.

À primeira vista, porém, pode parecer que as coisas estejam caminhando para um processo de estabilização entre as partes, mas analistas de mercado esperam que seja um momento ideal para surgimento de novas rodadas de aquisições, incluindo uma maior aproximação da Microsoft com a Nokia e HTC, o que poderia dar, a Ballmer, o controle de inúmeras outras patentes, controle de mercado e mais brigas litigiosas nos próximos meses e, talvez, anos.

Para os consumidores finais, a aquisição da Motorola significa uma vitória para a continuidade da concorrência, incentivo à inovação e desenvolvimento do segmento móvel. O Google demonstra, mais uma vez, estar preparado para investir o quanto for necessário para defender o interesse dos usuários e estimular melhores as práticas no mercado.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/platb/google/


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: