Deixe um comentário

Encriptação AES é quatro vezes menos segura

Por Monica Campi, de INFO Online Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 – 17h46
Info 54 A tecnologia mais perto de você
Pesquisadores da Microsoft descobriram que o algoritmo de segurança AES é quatro vezes mais frágil do que se imaginava.

O algoritmo é amplamente utilizado por aplicações como internet banking, em sistemas de comunicação sem fio e na proteção de dados em discos rígidos e dados secretos de governos. Esta é a primeira falha significativa descoberta neste algoritmo.A descoberta utilizada por eles permite recuperar as chaves secretas AES, através de uma técnica conhecida como “biclique cryptanalysis” (criptoanálise biclique, em tradução livre) para remover cerca de dois bits das chaves 128-, 192- e 256-bit.

Embora a descoberta seja o primeiro método inovador de quebrar chaves únicas AES mais rapidamente, os pesquisadores, porém, advertem que não é tão simples obter essas chaves de acesso.

Isto porque a técnica do biclique é uma variante de um ataque criptográfico conhecido como “meet-in-the-middle”. Este método funciona tanto das entradas e saídas do AES quanto para o meio, reutilizando resultados dos cálculos parciais para acelerar a busca pela chave bruta. Esta técnica foi projetada para reduzir o tempo que se leva para recuperar a chave.

Eles explicam que mesmo um bilhão de computadores que puderem testar um bilhão de chaves por segundo cada, levariam mais de 2.000 milhões de anos para encontrar uma do sistema AES-128. E vale lembrar que as máquinas atuais só conseguem testar 10 milhões de chaves por segundo.

Portanto, por mais impressionante que seja essa descoberta, atualmente não há melhor sistema de encriptação do que o AES.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: