Deixe um comentário

Apple é a empresa de tecnologia mais poluidora

Segundo  TechCrunch , nova versão do SO será feito totalmente na nuvem. Foto: AFP

Um relatório divulgado pelo Greenpeace mostra que a Apple é a empresa de tecnologia menos verde do mercado. Baseado na emissão de carbono dos centros de dados das maiores empresas de tecnologia, o Greenpeace aponta que a energia da empresa de Steve Jobs é 54,5% dependente da queima do carvão, seguida pelo Facebook, com 53,2%, e IBM, com 51,6%. O relatório destaca Yahoo, Google e Amazon pelo uso de energias limpas. As informações são do Huffington Post.

O Greenpeace alerta também para a falta de transparência das empresas com seus dados de consumo de energia. Apesar de o relatório apontar Google e Amazon como empresas com compromisso com a energia limpa, ele destaca também a falta de dados públicos das companhias sobre o tema. Com a adoção cada vez maior da computação em nuvem, as empresas terão que aumentar a capacidade dos seus centros de dados para armazenar cada vez mais informação. Isso vai levar a um consumo cada vez maior de energia: o Greenpeace prevê que eles são responsáveis por 3% da energia americana. Estima-se que somente o novo centro de US$ 1 bilhão da Apple na Carolina do Norte vá consumir o equivalente à energia de 80 mil lares americanos.

O Greenpeace mostrou preocupação com a região da Carolina do Norte, com gigantes centros de dados administrados pelo Google, Apple e Facebook, atraídos por incentivos fiscais e energia barata priometidos pelo governo local. O problema, segundo a organização, é que apenas 4% da energia na região é renonável, contra 61% obtida através do carvão.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: