Deixe um comentário

Vendas de PCs no 1º tri têm 1ª queda desde 2009

Vendas de PCs no 1º tri têm 1ª queda desde 2009
Concorrência com aparelhos tablets foi um dos fatores que prejudicaram as vendas de PCs no 1º semestre

As vendas de PCs recuaram no 1º trimestre pela primeira vez desde 2009, em meio à baixa demanda, maior interesse por tablets e foco do Japão em recuperação dos estragos causados pelo terremoto e tsunami.

As maiores fabricantes mundiais de computadores, Hewlett-Packard, Acer 2353.TW> e Dell viram todas declínios anuais nas vendas.
A queda é um sinal de alerta para a fabricante de chips Intel e para a produtora de software Microsoft.
As vendas de PCs caíram 1,1 por cento no primeiro trimestre, para 84,3 milhões de unidades no mundo, segundo a empresa de pesquisa de mercado Gartner. A expectativa da empresa era de alta de 3 por cento.
A queda foi a primeira desde o segundo trimestre de 2009, quando a maior parte do mundo estava lidando com a crise financeira internacional.
“Apesar do primeiro trimestre ser normalmente lento em termos de vendas de PCs, esses números indicam lentidão do mercado, não apenas uma redução sazonal”, afirma o Gartner em comunicado.
A empresa de pesquisa informou que as vendas foram pressionadas por baixa atividade no segmento de consumo, em meio à contenção de gasto dos consumidores e concorrência com aparelhos tablet.
A demanda de empresas por computadores foi muito mais forte, porém, segundo o Gartner, e vai provavelmente durar mais um ano, conforme as companhias substituem equipamentos mais antigos.
No Japão, as vendas de PCs caíram 13 por cento no trimestre.
O Gartner ainda espera que as vendas mundiais de PCs cresçam 10,5 por cento este ano, para 388 milhões de unidades. Em novembro, a empresa previa um crescimento anual de 15,9 por cento.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: