Deixe um comentário

Ubuntu download: a mais famosa distribuição Linux

Principal distribuição Linux do momento, o Ubuntu, é um sistema operacional que musculatura a cada lançamento, preparando-se para concorrer (pelo menos em funcionalidades) com o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple. A diferença entre esses sistemas é que o Ubuntu é totalmente gratuito.

Uma de suas características é o Software Center (Centro de Software em português), um repositório de aplicativos no qual o usuário do sistema poderá escolher o que interessa e baixar automaticamente para o computador, de forma semelhante ao que acontece em lojas de aplicativos para celulares (como a App Store da Apple).

São milhares de aplicativos gratuitos espalhados por inúmeras categorias, que incluem Educação, Escritório, Gráficos, Jogos, e Áudio e Vídeo. O processo de instalação é bastante simples e rápido: apenas escolha quais aplicativos quer instalar, pois que o Ubuntu se encarrega de todo o resto.

Aplicativos

Em vez de desenvolver um navegador próprio ou um reprodutor de mídia próprio, a desenvolvedora optou por inserir no Ubuntu os melhores aplicativos com essas finalidades. Portanto, o sistema é distribuído com Mozilla Firefox de fábrica, um dos navegadores mais rápidos e estáveis do mercado. Já os aplicativos de escritório ficam por conta do OpenOffice, que no Brasil é chamado de BR Office (e também possui uma versão para Windows).

A diversão também está garantida. São mais de 400 jogos disponíveis no sistema operacional. Apesar da plataforma Linux não costuma receber os grandes títulos de games, os jogos mais básicos para passar o tempo podem ser encontrados para Ubuntu.

Ubuntu One

Desenvolvido pela Canonical, o Ubuntu One é um recurso até então inédito que dá ao usuário do Ubuntu a possibilidade de armazenar parte dos dados dele na computação nas nuvens, servidores espalhados pelo mundo que mantêm os arquivos são e salvos. Inicialmente são 2 GB grátis para cada usuário, com a opção de pagar por espaços maiores.

Como todo bom sistema baseado no Unix, o Ubuntu é distribuído em dezenas de idiomas. Diferentemente do que acontece no Windows, o arquivo para instalação é o mesmo, mas com uma diferença: no momento de instalar o sistema, o usuário escolhe qual será a língua padrão.

Versão 10.10

Assim como a versão 10.04, o Ubuntu 10.10 agregou ao sistema uma série de novas funcionalidades e melhorias, que valem a pena ser conferidas. A versão 10.10, simplifica muitos processos tidos como complicados na distribuição Linux, facilitando a vida de usuários que migraram do Windows, e enriquecendo ainda mais a experiência de uso dos já usuários e fãs do sistema.

Ubuntu 10.10

Começando pela instalação, o Ubuntu 10.10 já mostra ser mais simples e acessível. O instalador foi avaliado e modificado, tornando-se mais informativo e fácil de usar. As etapas de instalação mantiveram o mesmo estilo de instrução, porém foram presenteadas com vários elementos extras. É possível, por exemplo, instalar o Fluendo MP3 junto com o sistema, apenas marcando um item no instalador, e baixar atualizações diversas antes mesmo de colocar o sistema no HD.

Novos Programas

Na versão 10.10 do Ubuntu, novos programas foram implementados, tornando-se padrão do sistema, enquanto outros foram atualizados e conquistaram melhorias bastante relevantes.

Uma das principais novidades é o Shotwell, um gerenciador de imagens substituto para o F-Spot, que traz recursos novos como etiquetagem automática de arquivos, e um visual ainda mais agradável que o de seu antecessor.

ubuntu maverick meerkat

Outras mudanças importantes podem ser conferidas no novo sistema anti-spam, nas ferramentas de busca do sistema, e no cliente de email Evolution, que praticamente dobrou sua velocidade de trabalho em relação à versão padrão do Ubuntu 10.04.

Ainda falando em novidades, o Gwibber, cliente de redes sociais, passou a ser padrão no sitema, conquistando importantes atualizações. Agora, ele tem suporte total ao novo sistema de autenticação do Twitter, e pode trabalhar com Facebook, Flickr, Identi.ca, StatusNet, FriendFeed, Digg e Qaiku.

Nova Fonte e botões

baixa ubuntu 10.10

Mas não só de novos programas faz-se uma boa atualização. O Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 intensifica ainda mais a experiência gráfica dos usuários do sistema, com alterações leves e bastante interessantes em sua fonte e botões de controle. As mudanças são suaves e não desagradam os fãs da tipografia e estilo do sistema. Ao contrário, as modificações tornam a visualização dos textos ainda mais agradável, e a navegação nas janelas mais fácil.

Melhorias na Central de Programas

Os usuários do Ubuntu certamente já sabem da importância da Central de Programas no sistema. A novidade é que agora, com a versão 10.10, a Central ganhou uma repaginada no visual e em suas funções. Novos recursos foram adicionados, facilitando ainda mais a organização de instalações, e a visualização de informações.

Melhorias no controle de áudio

O controle de áudio no Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 foi também modificado, visando uma navegação ainda melhor. Retoques visuais e funcionais foram incorporados à central, deixando-a mais bonita e integrada. Com o novo controle de áudio, o usuário poderá controlar a execução de músicas e outros arquivos de áudio de programas como Rhythmbox, Banshee, Amarok e muitos outros. Tudo com praticidade e rapidez.

Função uTouch

De olho na era do iPad e aparelhos sensíveis ao toque, o Ubuntu 10.10 trouxe ainda a função uTouch para dentro do pacote. Com esta funcionalidade, tablets e PCs com monitores sensíveis ao toque poderão ser comandados a partir do simples contato com as mãos. Além de caracterizar uma revolução na forma de uso, o uTouch abre caminhos interessantes e bastante diversos para desenvolvedores, que pretendem criar programas com funcionalidades que aproveitem esta possibilidade, enriquecendo a interação entre máquina e usuário.

Versão 11.04 Beta

ubuntu 10.10 download

Os desenvolvedores do Ubuntu estão se movendo rapidamente para oferecer softwares mais recentes para comunidade open source. Ubuntu 11.04, que possui o codinome de Natty Narwhal, já possui sua primeira versão Beta e dá uma prévia da próxima versão do Ubuntu.

Entre as novidades, o *Ubuntu Netbook Edition e Ubuntu Desktop Edition foram combinados em uma única edição chamado simplesmente de Ubuntu, e o Ubuntu Server Edition foi renomeada para simplesmente Ubuntu Server** .

Atualização

Para atualizar o Ubuntu 10.10 em seu sistema desktop, pressione Alt + F2, digite “update-manager-d” (sem as aspas) e pressione Enter. Update Manager irá abrir e exibir a mensagem “New distribution release ‘11.04’ is available”. Clique em Atualizar e siga as instruções na tela.

Para atualizá-lo em um sistema servidor, instalar o pacote update-manager-core, se ele não estiver instalado. Em seguida, execute o comando “sudo do-release-upgrade-d”, e siga as instruções na tela. Observe que a atualização do servidor agora é mais robusto e, portanto, irá utilizar o GNU e automaticamente reiniciar, no caso de problemas inesperados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: