Deixe um comentário

O que fazer quando um vídeo do YouTube está demorando para carregar?

A utilização do YouTube para assistir a vídeos dos mais variados assuntos é uma prática comum entre os usuários da internet. O site possui mais de 2 bilhões de exibições por dia e, a cada minuto, 24 horas de novos vídeos são adicionados a ele.

O repertório é grande e as funções disponibilizadas pelo serviço, também. Mas existem dias nos quais a conexão não colabora e a utilização de todas as funcionalidades do YouTube prejudica a reprodução dos arquivos multimídia, causando travamentos e demoras absurdas no carregamento. O que fazer quando isso acontece?

Pensando em situações como as citadas acima, o Tecmundo preparou um guia com dicas úteis para não deixar nossos usuários na mão, nos dias em que nada quer funcionar direito no site de vídeos. Confira o pequeno tutorial a seguir e não passe mais apuros!

Implementação do formato HD

Há cerca de três anos, o YouTube adicionou às funções do site a possibilidade de assistir a vídeos em alta qualidade. O recurso é conhecido como HQ (High Quality) ou HD (High Definition). As caixas nas quais as imagens são exibidas deixaram de ter o formato quadrado já conhecido pelos usuários, para assumir a forma widescreen (retangular).

YouTube com possibilidade de visualização enlargada (Fonte da imagem: YouTube)

Isso permitiu a adequação de vários arquivos já carregados no site e que estavam no formato alongado, mas não podiam ser reproduzidos dessa forma, pois a tela do YouTube era quadrada. Além de o arquivo perder a qualidade original, a resolução antiga gerava um corte nas imagens exibidas para adaptá-las ao quadrado tradicional. Com a atualização, vieram também mais possibilidades de visualização.

Uma opção útil para os vídeos maiores é a função “Expand”, simbolizada por uma flecha dupla, apontando para baixo e para a direita. Com ela, você pode aumentar o tamanho da tela de exibição. Entretanto, se o carregamento estiver excessivamente lento, é preferível desativar essas funções, a fim de diminuir o tamanho do arquivo a ser exibido, uma forma de aliviar um pouco a velocidade da conexão.

Trabalhando com a resolução dos vídeos

No YouTube, há algumas alterações que podem ser feitas para que o usuário personalize a exibição do conteúdo acessado e evite travamentos e demoras desnecessárias. Para isso, vamos mostrar duas maneiras de modificar configurações, que, apesar de simples, retornam resultados muito bons.

Alterando o tamanho

Uma das medidas mais simples de serem tomadas, quando ocorre lentidão na reprodução de vídeos, é a alteração do tamanho do arquivo exibido. Na interface onde os vídeos são rodados, o usuário tem acesso ao botão de resoluções, situado no lado direito da barra de reprodução.

Detalhes de contorno e cor são mais definidos na primeira imagem, que está em 1080 pixels

Clique sobre esse item para abrir as opções disponíveis. Os dois maiores tamanhos (1080 e 720 pixels) são exibidos em HD, portanto, consomem mais banda e tendem a deixar a reprodução mais lenta. Escolha os tamanhos 480 pixels ou menores para exigir menos da conexão e obter melhores resultados em relação à velocidade.

É importante ressaltar que quanto mais baixa a resolução, menos qualidade o vídeo terá. Portanto, recomendamos ao usuário que altere e teste a resolução que melhor equilibra os dois quesitos. Confira, acima, uma comparação entre um vídeo exibidos com 1080 pixels (a mais alta) e com 240 pixels (a mais baixa).

Mudando configurações permanentemente

Existe uma opção nas funcionalidades do YouTube que permite a personalização da velocidade de conexão, bem como escolher o melhor tamanho dos vídeos, considerando as limitações da rede utilizada. Para acessar essa parte, existem dois caminhos e, para ambos, é necessário ser cadastrado no site:

  • Clique no botão no qual as opções de resolução são mostradas, localizado na parte direita do player, e selecione o item “Settings”. Se o usuário ainda não estiver logado, ele é redirecionado automaticamente para uma tela de login. Preencha os campos corretamente para acessar a página de configurações dos vídeos.

Mude as resoluções para um melhor resultado (Fonte da imagem: YouTube)

  • A segunda forma é acessando diretamente as configurações da sua conta no YouTube. Para isso, clique sobre o seu nome de usuário, localizado na parte superior direita da página, e selecione a opção “Conta”. Nesse momento, o usuário é redirecionado para a página de configurações. Clique em “Configurações de reprodução”, localizado no menu lateral da página.

Nessa página, você pode deixar permanentes algumas mudanças para melhorar a reprodução de vídeos no seu computador. Verifique se no item “Qualidade de reprodução do vídeo” a opção “Sempre reproduzir em alta definição…” não está selecionada. Isso pode tornar a exibição mais lenta do que o normal.

Configurações que podem ser alteradas para melhorar a qualidade (Fonte da imagem: YouTube)

Para quem possui uma conexão normalmente vagarosa com a internet, a opção recomendada é a primeira: “Tenho uma conexão lenta. Nunca reproduzir vídeos de alta qualidade”. Caso você esteja apenas passando por uma lentidão passageira, a melhor opção é a segunda: “Sempre escolha a melhor opção para mim com base no tamanho do meu player”. Ela permite regular a exibição de acordo com a velocidade da sua conexão.

Dê um susto no carregamento de vídeos

Em alguns casos, é possível que a lentidão ou o travamento sejam causados por conta de muitos acessos ao site, o que acaba deixando o servidor do serviço sobrecarregado. Por isso, nessas situações, uma simples alteração pode resolver o problema.

Isso acontece porque toda vez que o usuário acessa um novo link ou faz com que a página se atualize – o que acontece ao mudar a resolução do vídeo – a página é recarregada no servidor e pode cair em uma conexão que não esteja tão lenta. Com isso, a exibição do vídeo pode voltar ao normal. Tente essa alternativa antes de mudar as outras configurações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: